Balão Intragástrico

pagBalao

Atualmente, com a proibição pela ANVISA de muitos inibidores do apetite (medicamentos anorexígenos) e também por ser a escolha do método cirúrgico (cirurgias bariátricas) um procedimento invasivo, o Balão Intragástrico passou a ser uma alternativa para aqueles que querem perder peso de forma mais saudável e conservadora. Trata-se de um dispositivo de silicone que, após posicionado no estômago, por via endoscópica, é preenchido com soro fisiológico associado a um corante chamado azul de metileno (cerca de 400 à 700 ml) dependendo da anatomia gástrica. O balão deverá permanecer por um período aproximado de 6 meses.

A presença do balão na cavidade gástrica, devido ao seu peso e volume, irá provocar a sensação de saciedade precoce, ou seja, o paciente fica “satisfeito” com pequenas quantidades de alimentos ingeridos.

Após a colocação do Balão Intragástrico e durante o período de 6 meses, o paciente será acompanhado por um nutricionista que irá orientar dietas hipocalóricas, limitadas em quantidade e priorizando a qualidade, visando a perda de peso. Esse acompanhamento nutricional é extremamente importante, uma vez que somente a presença do balão no estômago não garante o sucesso do tratamento.

A média de perda de peso é entre 15 e 20 % para a maioria dos pacientes que se submetem ao procedimento do Balão. Alguns pacientes poderão perder mais do que 20 %, outros menos do que 15%. Isso depende muito do metabolismo de cada pessoa, idade, predisposição genética à obesidade, antecedentes de doenças como diabetes, hipotireoidismo e outros problemas hormonais, e principalmente do comportamento e adesão do indivíduo durante o tratamento.

O Balão Intragástrico é, portanto, uma alternativa para aqueles que não querem passar por um processo cirúrgico com maior risco de complicações. É também uma alternativa para aqueles que já tantaram dietas e medicamentos anorexígenos, sem sucesso.

 

Vídeo explicativo sobre o procedimento do Balão

 

Veja Também:

* Cálculo do IMC

* Dúvidas Frequentes

* Acompanhamento Nutricional

* Exercícios Físicos

* Acompanhamento Psicológico