Dúvidas Frequentes

pagFaq2

Para colocar o balão intragástrico eu preciso fazer uma cirurgia?

Não é necessário cirurgia para colocação e retirada do balão intragástrico. O procedimento é simples, realizado por endoscopia sob sedação endovenosa e deve ser realizado em ambiente hospitalar.

Posso sentir o balão intragástrico dentro do meu estômago?

A sensação de que existe algo diferente dentro do estômago após colocar o balão intragástrico é variável para cada paciente. Nos primeiros dias após a colocação é possível que você sinta o balão no estômago, sensação de “estômago alto” que diminui após um curto período.

Depois de colocar o balão intragástrico terei restrições em minhas atividades?

Aconselhamos o paciente a permanecer em ambiente domiciliar, afastado das sua atividades normais, por um período de 3-5 dias, uma vez que nesses primeiros dias é alta a incidência de náuseas, vômitos e desconforto abdominal. Após esse período, poderão ser retomadas as atividades normais, inclusive os exercícios físicos, porém de leve intensidade. O seu médico irá orientar quais as atividades permitidas nesse período.

Com a colocação do balão intragástrico não vou sentir mais fome?

O balão intragástrico não vai tirar sua fome, mas com certeza vai diminui-la. Isto ocorre porque, o balão passa a ocupar um espaço em seu estômago causando uma sensação de saciedade precoce. Ou seja, você fica “satisfeito” com menor quantidade de alimentos. Com o passar do tempo você se “acostuma” a comer menos. Cria-se um hábito que você procurará manter após a retirada do balão.

Ao colocar balão intragástrico vou precisar tomar alguns remédios?

Como em qualquer tratamento médico, os remédios são necessários para dar apoio ao processo, especialmente na fase inicial de adaptação. Durante toda a permanência do balão é preciso, por exemplo, controlar a acidez do estômago com o uso contínuo de medicação específica. Em alguns casos é necessária a associação de medicamentos que ajudem a controlar a compulsão alimentar e a ansiedade. Essa necessidade será avaliada pelo seu médico juntamente com o psicólogo durante o tratamento.

Pode ocorrer vazamento do líquido do balão intragástrico?

É rara a ocorrência de vazamento do líquido do balão intragástrico, mas isso pode ocorrer. O balão é preenchido por uma mistura de sôro fisiológico e azul de metileno. Em caso de extravasamento haverá alteração imediata na coloração da urina passando de amarela para esverdeada. É um sinal de alerta e nesse caso o paciente deverá entrar em contato com seu médico para programar a troca do balão. Recomenda-se que essa troca seja feita em no máximo 72 horas e não haverá nenhum ônus adicional para o paciente.

O balão intragástrico pode se romper dentro do meu estômago?

Sim, isso é possível, apesar de muito raro. Com o passar do tempo, ocorre a ação do suco gástrico, alimentos e eventualmente fungos sobre a parede do balão, que vai se fragilizando podendo romper, especialmente após o 6o mês. O paciente vai observar urina esverdeada o que deverá ser comunicado ao médico imediatamente.

Como assim, fungos? É possível o balão ser contaminado por fungos?

Sim, é possível. Na literatura mundial esse índice não passa de 5% dos balões colocados. Isso, na realidade, não é um problema para o paciente, pois essa colonização pelos fungos é restrita às paredes do balão e completamente assintomática ao paciente. O problema principal do balão contaminado por fungos seria o aumento da fragilidade do mesmo diminuindo sua vida útil, podendo ocasionar rompimento espontâneo antes do prazo de 6 meses.

Eu preciso tomar medicamentos por causa dos fungos ?

Geralmente não. Os fungos são parasitas que normalmente não sobrevivem na acidez de um estômago normal. Mas como durante todo o tratamento o paciente deve tomar medicamentos que inibem a secreção ácida ,ocorre o favorecimento da proliferação de fungos.

É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento?

É muito importante o acompanhamento médico multidisciplinar durante o tratamento com o balão intragástrico. Profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia e psicologia vão ajudar você a perder mais peso além do que perderia somente com a presença do balão em seu estômago isoladamente. Estudos demonstram que atividade física com regularidade traz uma perda de 20 a 40% a mais nestes pacientes do que naqueles que não fizeram. De qualquer forma o fundamental para que o tratamento renda bons resultados é que você seja o seu próprio aliado, que procure se adaptar às orientações médicas e manter um comportamento mais saudável.

Após retirar o balão intragástrico eu nunca mais voltarei a engordar?

A manutenção do peso, independe do método escolhido para o emagrecimento. Depende sim de disciplina, mudança de hábitos e força de vontade. Durante os meses de tratamento procure seguir as orientações dos profissionais para prover uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, mantendo seu equilíbrio psicológico, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá permitir a manutenção do peso depois da retirada do balão intragástrico. A proposta do balão é emagrecer. Manter o peso após a retirada do balão dependerá principalmente de você.

A colocação do balão pode provocar alguns efeitos colaterais?

Nos primeiros 3-5 dias após a colocação do balão é esperado que você tenha alguns sintomas desagradáveis como náuseas, vômitos , dor e desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico, que é interpretado como um corpo estranho que está estimulando contrações muito intensas no inicio do tratamento. Esses sintomas diminuem bastante após esse período de adaptação e você poderá voltar às suas atividades diárias, inclusive exercícios físicos indicados pelo médico. De qualquer forma serão prescritos medicamentos para tentar controlar ao máximo estes efeitos colaterais. Dependendo da intensidade dos sintomas você deverá procurar o serviço de pronto atendimento de seu convênio portando o relatório de seu médico endoscopista com as orientações ao plantonista.

Após 6 meses de permanência com o balão intragástrico eu realmente necessito retira-lo?

Essa é uma decisão médica. O prazo máximo de permanência do balão intragástrico dentro do estômago no intuito de perder peso é de seis meses. Vários estudos demonstram que ele não possui mais eficácia de perda de peso após este período. Sua permanência após esse período ajudaria apenas a manter uma reeducação alimentar. Se você desejar perder mais peso com esse método, você pode colocar um novo balão intragástrico, mas é necessário um intervalo de pelo menos dois a três meses.

Há garantias de resultados, ou seja, de que irei realmente emagrecer colocando o balão?

Não. Como qualquer tratamento médico não há garantia de resultados. Infelizmente o resultado do tratamento não dependerá somente do balão. Dependerá de inúmeros fatores, tais como, seguir corretamente o tratamento com acompanhamento nutricional adequado, exercícios físicos e restrição calórica. Além disso, cada organismo tem uma velocidade de perda e alguns pacientes podem perder menos peso do que aquele esperado e projetado. Da mesma forma para alguns pacientes a perda de peso supera em muito a expectativas inicial do médico e do paciente. Também é um erro realizar comparações entre pacientes na quantidade de kilos perdidos, pois 20 kg perdidos representa quantidade diferente para um paciente que pesa 100 kg de outro que pesa 80 kg. Normalmente, a meta esperada é de perda de 20% do peso atual.

O que acontece se eu engravidar durante o tratamento?

Possivelmente será necessário a retirada precoce do balão. Sabemos que emagrecer aumenta a fertilidade, para ambos os sexos. Portanto sugerimos avocê manter a anticoncepção em dia durante o tratamento. Se você engravidar entre em contato com seu ginecologista para decidir a melhor data para sua retirada. A maioria dos ginecologistas tem optado por retirar o balão após o 3o mês de gestação. O balão não interfere em nada na formação do feto, mas uma provável desnutrição causada por ele sim.

Eu já fiz bariátrica, posso colocar o balão?

Pacientes que já fizeram cirurgia bariátrica (redução do estômago) NÃO podem ser submetidos ao tratamento com balão intragástrico. Na verdade,se você já foi submetido a qualquer cirurgia realizada no estômago ou esôfago, tais como cirurgia de úlcera, correção de hérnia hiatal ( válvula anti-refluxo) está contraindicado o procedimento de balão intragástrico. O estômago necessita estar completamente integro, sem fibroses, emendas cirúrgicas, etc. para que seja possível o uso do balão. Para pacientes que já fizeram cirurgia bariátrica do tipo “By Pass” ou “ Capella”e voltaram a ganhar pêso existe hoje o tratamento com PLASMA DE ARGÔNIO, realizado por endoscopia após bem avaliada a indicação(Vide PLASMA DE ARGÔNIO).

O procedimento de colocação e retirada do balão intragástrico é muito complicado? Oferece riscos ?

O procedimento de colocação e retirada do balão intragástrico é bastante simples realizado por endoscopia em ambiente hospitalar e tem a duração de aproximadamente 30 minutos. O paciente recebe sedação por via endovenosa, portanto não sente dores e nenhum tipo de desconforto. Antes do procedimento seu médico fará uma avaliação e vai solicitar alguns exames de rotina, conforme a necessidade, os quais você poderá realizar no seu convênio. Os riscos do procedimento são mínimos, iguais aos de uma endoscopia diagnóstica. Você permanecerá monitorado durante todo o procedimento.